O físico Nuno Peres está confirmado como o palestrante magistral do XIII Encontro de Física do ITA (EFITA 2019).

De acordo com a Universidade do Minho, “Nuno Peres é professor catedrático e vice-presidente da Escola de Ciências da UMinho e o primeiro físico português a dedicar-se, desde 2004, à investigação do grafeno, a forma bidimensional do carbono com potenciais aplicações na eletrónica, na fotónica, nos materiais compósitos, nos sensores e nas ciências da vida. O cientista de 50 anos, natural de Arganil, Coimbra, é coautor do artigo de revisão mais citado sobre o grafeno, editado pelo jornal “Reviews of Modern Physics””.

Além disso, “É coordenador do único projeto nacional do Graphene Flagship, um dos dois maiores programas científicos europeus em curso, com 500 milhões de euros de investimento. Já venceu os prémios Gulbenkian Ciência, Seeds of Science e de Mérito à Investigação da UMinho. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Física. Foi professor visitante em Turku (Finlândia), Boston (EUA), Dresden (Alemanha) e Singapura”.

“Nuno Peres, físico da Universidade do Minho, é o cientista português cujas publicações científicas são mais citadas no mundo, influenciando os avanços na investigação e as políticas na sociedade. A confirmação é dada pela lista “2017 Highly Cited Researchers” da Clarivate Analytics, que inclui apenas 3500 cientistas de todo o mundo”. Ele também possui artigos publicados junto de ganhadores de prêmios Nobel.

Você já está seguindo-nos nas redes sociais? Confira lá no Facebook e Instagram.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *