Este novo palestrante confirmado já foi reitor da UFABC e, atualmente, é diretor científico do projeto CIENCIA, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Confira o resumo do currículo lattes do Professor:

Atualmente é diretor científico do projeto CIENCIA, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Possui mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2005) em Física pela Universität Würzburg (Alemanha) e um segundo mestrado em Física pela University of New Mexico at Albuquerque (EUA, 1991). Sua dissertação de mestrado de 1993 e a tese de doutorado de 1997 ganharam, em suas respectivas categorias, o prêmio de melhor trabalho do ano da Faculdade de Física da Universität Würzburg. Klaus Capelle fez pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP, 1997-1998), foi bolsista Jovem Pesquisador da FAPESP no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP, 1999-2003), e foi pesquisador ou professor visitante na University of Missouri at Columbia (EUA), University of Bristol (Inglaterra), University of Lund (Suécia) e Freie Universität Berlin (Alemanha). De 2003 a 2009 foi professor da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e desde 09/2009 é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC). Em 2011, ele recebeu o Certificate of Appreciation da Sociedade Americana de Química (ACS) e, em 2012, o prêmio Outstanding Referee da Sociedade Americana de Física (APS), ambos pelos serviços de parecerista e avaliador de trabalhos científicos. Na UFABC foi Pró-Reitor de Pesquisa no quadriênio 2010 a 2014. Em dezembro de 2013, foi eleito Reitor da UFABC para o quadriênio 2014 a 2018, tendo obtido maioria dos votos em todas as categorias de votantes. Após o término do mandato eletivo permaneceu, a pedido do MEC, no cargo como Reitor Pro-Tempore por mais quatro meses. Como Reitor integrou a Andifes, onde foi idealizador e primeiro presidente da Comissão das Novas Universidades Federais do Brasil, e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Foi membro do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e é membro do Conselho do Ranking Universitário da Folha de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

A palestra que o Prof. Klaus irá realizar no EFITA 2019 tem o seguinte título e resumo:

Ciência, Tecnologia e Universidades: Pilares da Civilização Humana

Essa palestra apresenta uma visão sinótica da evolução da ideia de “universidade” desde a antiguidade até os tempos atuais, em paralelo com uma descrição da  evolução das tecnologias de comunicação e da ciência de materiais nesse mesmo período, mostrando como uma influencia a outra e como juntas foram decisivas para moldar a civilização humana.

Você já está seguindo-nos nas redes sociais? Confira lá no Facebook e Instagram.