Simulações computacionais são uma forma confiável e eficaz de explorar propriedades físicas de diferentes sistemas, proporcionando economia de tempo e dinheiro em pesquisas básicas e aplicadas. Os resultados dessa abordagem subsidiam experimentos tanto em caráter comparativo, oferecendo parâmetros de caracterização, como também preditivo, motivando novas possibilidades ainda não exploradas.

Neste minicurso, abordaremos princípios fundamentais para a simulação de propriedades físicas de materiais semicondutores e nanoestruturas. Partindo da Mecânica Quântica, discutiremos, em caráter introdutório, cálculos de estrutura eletrônica baseados na Teoria do Funcional da Densidade (DFT).

O curso contemplará não só aspectos teóricos, mas contará com a realização de simulações computacionais demonstrativas. Apresentaremos também modelos teóricos para cálculos de excitações desenvolvidos no ITA (DFT-1/2).

Este minicurso será ministrado pelo Prof. Dr. Ivan Guilhon e doutorando Gusthavo Brizolla, ambos do ITA. Confira o resumo do currículo dos ministrantes:

Prof. Dr. Ivan Guilhon: Engenheiro eletrônico com distinção Magna Cum Laude (2014) e doutor em física atômica e molecular (2017) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou um estágio em pesquisa (doutorado sanduíche) na Friedrich-Schiller Universität de Jena, Alemanha. Atualmente atua no grupo de materiais semicondutores e nanotecnologia (GMSN) do ITA, com ênfase em simulações computacionais de materiais baseadas em teoria do funcional da densidade (DFT), e como membro do comitê científico da B8 Projetos Educacionais. Trabalha com tratamentos estatísticos para modelamento de materiais desordenados, correções de quasipartícula e efeitos excitônicos de materiais bidimensionais. Possui uma vasta experiência como competidor e preparador de estudantes em olimpíadas científicas nacionais e internacionais. É autor do livro ‘Física em Nível Olímpico’, publicado pela editora LCR.

Gusthavo Miranda Simões Brizolla: Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal do Piauí (2020) atuando na pesquisa de propriedades eletrônicas de materiais nanoestruturados por meio de simulações computacionais baseada na Teoria do Funcional da Densidade (DFT) implementada no pacote computacional SIESTA. Também possui experiência como professor de Física no colégio Equação Certa (pré vestibular) e no Instituto Dom Barreto (turmas ITA – IME) bem como na preparação de alunos em olimpíadas científicas. Atualmente é estudante de doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) atuando no grupo de materiais semicondutores e nanotecnologia.

Quer ficar por dentro das novidades do EFITA? Siga-nos no Facebook e no Instagram.